Vale a pena investir em um curso de engenharia de avaliações e perícias?

out 24, 2018

IBEC

Carreira

0

Vale a pena investir em um curso de engenharia de avaliações e perícias?

O profissional de engenharia civil tem, ao término da sua graduação, uma ampla gama de possibilidades para a sua carreira profissional: atuar no mercado de trabalho (com o objetivo de adquirir experiência prática), entrar em um mestrado (com o intuito de seguir carreira acadêmica) ou cursar uma especialização em área específica.

Ao longo deste texto, discutiremos sobre o curso de engenharia de avaliações e perícias disponibilizado pelo Instituo Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC). Apresentaremos seus objetivos, público-alvo e principais vantagens.

Leia este artigo com atenção e descubra se o curso de engenharia de avaliações e perícias é a melhor opção para você dar um upgrade no seu currículo profissional.

O que é o curso e o que faz um especialista em engenharia de avaliações e perícias?

O curso de engenharia de avaliações e perícias do IBEC trata dos aspectos técnicos da profissão do avaliador tanto em relação ao âmbito judicial quanto ao extrajudicial.

Dessa forma, o curso apresenta uma metodologia toda voltada ao mercado de trabalho. Essa metodologia é constantemente atualizada para que a atuação não se torne inadequada ou obsoleta diante de exigências externas.

O curso privilegia a mescla entre técnica e prática, oferecendo conteúdos teóricos que são de fácil assimilação no campo prático da profissão.

E quanto ao profissional? O profissional da área de avaliações e perícias tem grande responsabilidade, pois é encarregado de realizar análises periciais essenciais para a decisão de diversos setores tanto do ramo imobiliário quanto do ramo da engenharia — a fim de destacar quais medidas devem ser tomadas para reformas, por exemplo.

O profissional desse ramo pode atuar tanto para o setor privado quanto para órgãos públicos, como a Justiça Federal, com possibilidade de seguir carreira autônoma como engenheiro certificado.

Vale a pena investir nesse curso?

Sim, vale a pena investir no curso de engenharia de avaliações e perícias. Isso porque o mercado de trabalho atual está cada vez mais dinâmico e exigente em relação a títulos e especializações. Assim, o diploma de pós-graduação abre portas e possibilita adentrar nesse mercado profissional.

Além disso, o certificado em pós-graduação na área de engenharia de avaliações e perícias é pré-requisito obrigatório em boa parte dos locais que necessitam dessa espécie de trabalho, o que evidencia a importância do curso.

Quando não obrigatório, o curso de pós-graduação nessa área garante um upgrade no seu currículo, o que dá a você credenciais para exercer a profissão, confiança e segurança durante as tomadas de decisões.

O curso também aumenta o seu networking, pois você convive, durante o tempo de duração do curso, com alunos e professores envolvidos na área de avaliações e perícias, o que amplia o seu leque de possibilidades de trabalho na área.

O especialista na área atua em seu campo profissional realizando diversas avaliações e perícias, estando apto para elaborar laudos administrativos e judiciais, os quais são essenciais para o andamento de financiamentos, desapropriações ou avaliação de estruturas, por exemplo.

Além disso, o profissional dessa área pode atuar em intermediações de questões contratuais. Por fim, vale ressaltar que o profissional em engenharia de avaliações e perícias atua em mercados cada vez mais competitivos e dinâmicos, o que reforça a necessidade de constante atualização. O curso na área é apenas o começo!

Quais são os objetivos do curso?

A pós-graduação em avaliações, perícias e gestão de contratos do IBEC apresenta um corpo docente especializado e experiente no mercado de trabalho. A formação do profissional nessa pós-graduação tem como objetivo o desenvolvimento das seguintes habilidades:

  • fornecer uma visão criativa e atualizada sobre as práticas contemporâneas da gestão de contratos e da engenharia de avaliações e perícias, com utilização de metodologias e ferramentas modernas;
  • possibilitar a formação de profissionais especialistas capacitados a agir em cenários cada vez mais competitivos, dinâmicos e sob muita pressão;
  • formar profissionais especialistas capazes de prestar serviços tanto para a iniciativa pública, como a Justiça Estadual, quanto para a iniciativa privada, como imobiliárias e construtoras, em casos em que seja exigida a presença de um avaliador ou perito em engenharia;
  • possibilitar a atuação do profissional especialista na intermediação de questões contratuais tanto no setor público quanto no privado;
  • conferir ao profissional a possibilidade de seguir carreira autônoma como engenheiro certificado, fazendo o próprio horário e levando uma vida profissional sem chefes.

Qual é o público-alvo desse curso?

O público-alvo está concentrado nos profissionais de engenharia, arquitetura, agronomia e topografia, além de tecnólogos de todas as especialidades. Além disso, o curso é indicado para corretores de imóveis.

É indicado também para os profissionais já atuantes na área de perícia de engenharia e avaliação ou para aqueles que desejam iniciar a atuação nesse ramo. Os estudantes das áreas anteriormente citadas podem optar por fazer a especialização durante o último ano da graduação, a fim de aprimorar conhecimentos para a entrega do TCC ou da monografia, e já sair da faculdade em vantagem em relação aos colegas.

Por fim, aqueles que desejam se atualizar no assunto ou que estejam em busca de novos desafios e horizontes profissionais podem cursar engenharia de avaliações e perícias para esse fim.

Quais são os benefícios do curso de engenharia de avaliações e perícias?

Abaixo, destacamos os principais benefícios do curso de pós-graduação nessa área. São eles:

  • aumento do conhecimento específico em perícia, avaliação e gestão de contratos;
  • ampliação das possibilidades de atuação profissional;
  • promoção de crescimento pessoal;
  • desenvolvimento de networking;
  • aprofundamento de um tema de interesse pessoal e profissional.

Sendo assim, o curso de engenharia de avaliações e perícias é uma ótima alternativa para aqueles que buscam se diferenciar no mercado de trabalho. O curso é indicado tanto para profissionais recém-formados quanto para aqueles que estão a mais tempo no mercado, mas que buscam atualização ou reciclagem, tendo em vista que as exigências do mercado estão cada vez maiores e mais dinâmicas.

Contate o curso de pós-graduação em engenharia de avaliações e perícias, faça seu planejamento e considere iniciar o curso o mais breve possível, garantindo um salto na sua carreira profissional!

Agora que você já sabe que vale a pena investir no curso de engenharia de avaliações e perícias, confira mais algumas informações sobre esse curso em nosso site! Lá, abordamos de forma mais específica alguns dados, como detalhes da atuação profissional e quanto ganha um avaliador de perícia!

Comentários
Post by IBEC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *