Saiba tudo sobre a carreira do gestor de qualidade

out 10, 2018

IBEC

Carreira

0

Saiba tudo sobre a carreira do gestor de qualidade

Um dos objetivos de toda organização é contar com processos, produtos e rotinas que estejam sob o comando de uma boa estratégia empresarial. Para atingir esse propósito, elas precisam de um profissional que trabalhe em prol dessa ideia central, como o caso do gestor de qualidade.

A qualidade dos processos e serviços de um negócio está diretamente ligada à sua capacidade de se destacar no mercado e se manter competitivo. Quanto melhores forem os produtos e serviços disponibilizados, mais clientes a empresa tem chances de conquistar.

Um gestor de qualidade participa de todas as fases de fabricação e comercialização de um produto ou serviço, garantindo que a companhia atinja e mantenha padrões de excelência em todos os seus setores.

Preparamos este conteúdo para que você entenda a importância desse profissional em uma empresa, bem como suas principais atribuições e competências. Acompanhe!

Afinal, o que faz um gestor de qualidade?

O gestor de qualidade é o profissional responsável por definir todas as diretrizes tomadas pelo setor de gestão da qualidade e segurança da empresa. É esse profissional que atua na coordenação da equipe, gerindo os processos que dizem respeito à área por meio da análise da satisfação dos clientes internos e externos.

O objetivo maior de um gestor de qualidade é melhorar a eficiência dos processos produtivos, reduzir custos da empresa e aumentar a satisfação do consumidor.

Para tanto, esse gestor atua desde o estabelecimento de normas e padrões que os fornecedores de matéria-prima devem cumprir até o acompanhamento do setor de suporte e pós-venda. Além de verificar o processo produtivo, a gestão da qualidade ainda se aplica às rotinas administrativas, buscando maior competitividade e eficiência.

Com a competitividade cada vez maior no mercado e o alto grau de exigência do comprador, o gestor de qualidade se faz primordial para melhorar o desempenho das atividades de um negócio e fazê-lo se destacar no mercado.

Quais suas principais atribuições?

De modo geral, esse profissional trabalha onde acontece o estágio final de fabricação e manufatura do produto. É nesse momento que é realizada uma análise do nível da qualidade das mercadorias para garantir que elas atendam aos padrões legais e que garantam a satisfação do cliente.

Algumas das responsabilidades do gestor de qualidade são:

  • definir os métodos de padrões de qualidade da empresa;
  • adaptar os processos aos parâmetros de normas (como a ISO 9001);
  • realizar e analisar testes e relatórios de aprovação do produto final;
  • prestar suporte técnico ao time de engenharia;
  • realizar auditorias de verificação da qualidade;
  • coordenar reclamações de clientes sobre a mercadoria;
  • garantir a capacitação dos trabalhadores;
  • identificar melhorias no processo de produção;
  • administrar documentações jurídicas e legais que sustentam os processos de qualidade.

São muitas as atribuições da profissão, uma vez que ela integra toda a cadeia de suprimentos da empresa e, qualquer baixa no padrão do gerenciamento de qualidade da organização pode ser crucial para seu sucesso. Todas essas implicações exigem uma alta demanda e muitas responsabilidades para esse profissional.

Qual o perfil deste profissional?

Basicamente, um bom gestor de qualidade precisa ter cinco principais características:

  • ter valores sólidos e manter-se consistente neles em todas as suas ações de gestão;
  • saber ouvir tanto quanto falar e, principalmente, estar aberto a aceitar sugestões e críticas;
  • saber delegar as tarefas e compartilhar ambos os sucessos e os fracassos;
  • valorizar as pessoas e os processos, e não somente os resultados;
  • ter o desejo e a disposição de aprender continuamente.

Além dessas características, o profissional também precisa ter boa capacidade analítica, conhecimentos matemáticos, facilidade para interpretar dados, boa comunicação, aptidão para realizar pesquisas de mercado, competência para identificar falhas e propor sugestões e, claro, capacidade de liderança e gestão.

Como é o mercado de gestão da qualidade?

O campo de trabalho para um gestor de qualidade é bastante amplo, uma vez que sua prática pode ser exercida desde a área de produção industrial até setores como educação, saúde e serviços financeiros.

Um profissional com boa formação e empenhado é sempre bem visto no mercado, isso porque as empresas comumente têm dificuldades para encontrar candidatos preparados para assumir um cargo de liderança e com tantas responsabilidades como esse.

O setor da indústria é um dos que mais contrata profissionais especializados em gestão de qualidade, pois o mercado – especialmente o internacional – fica cada vez mais exigente quanto a certificados e parâmetros de qualidade em relação a produtos e processos de fabricação.

Logo, cada dia aumenta a quantidade de empresas que contratam gestores da qualidade para garantir a eficácia em seus procedimentos de trabalho e reduzir seus custos e desperdícios.

Algumas funções que o profissional especializado em gerenciamento da qualidade pode assumir incluem:

  • gerente de qualidade;
  • analista de planos e reorganização de processos;
  • auditor interno;
  • coordenador da qualidade;
  • analista de sistemas de qualidade;
  • assistente de controle de processos;
  • supervisor de processos de qualidade.

Qual a média salarial?

Os salários do setor variam de acordo com o nível de experiência do profissional e o tamanho da empresa onde trabalha.

Em carreiras iniciais, como no caso de trainees, a média salarial em uma empresa de pequeno porte pode ficar em torno de R$ 3.860,00. Já para gerentes mais experientes, com mais de 4 anos de atuação no mercado, a remuneração em uma empresa de médio porte chega a R$ 9.786,00.

E a formação necessária?

Embora um curso de Tecnólogo da Qualidade seja de extrema importância, um dos pontos que mais contam para esse profissional é ter especializações na área, como uma pós-graduação ou MBA. Geralmente, pessoas formadas em engenharia e especializadas em Gestão da Qualidade são as mais contratadas.

As formações são oferecidas, em sua maioria, por universidades privadas, que disponibilizam as modalidades de ensino tanto presencial como a distância. Para ter a certeza de fazer a melhor escolha, a primeira informação a ser verificada é se a instituição tem a autorização do Ministério da Educação (MEC) para oferecer o curso. Essa é a maneira de garantir que você vai obter um diploma válido em todo o país.

Como você viu, uma carreira de gestor da qualidade exige do profissional uma grande capacidade de percepção dos processos de uma empresa e habilidade para atingir a satisfação do cliente. Ao mesmo tempo em que essa é uma atividade cheia de responsabilidades, também é altamente requisitada no mercado de trabalho.

Se você conta com as principais características de um gestor de qualidade, pode aproveitar essa oportunidade para alavancar sua carreira e turbinar seu currículo!

E você, gostou deste conteúdo e se sente preparado para dar o próximo passo na sua vida profissional? Então baixe nosso e-book sobre como se preparar para melhorar de carreira!

Comentários
Post by IBEC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *