Saiba já como escolher um curso de especialização em engenharia

ago 02, 2017

IBEC

Carreira

0

Saiba já como escolher um curso de especialização em engenharia

Buscar qualificação é praticamente uma obrigação para aqueles que almejam uma boa colocação no competitivo mercado de trabalho.

E se estivermos falando do ramo da engenharia, esta passa a ser quase uma questão de sobrevivência, afinal a crise financeira que vem assolando o Brasil nos últimos anos atingiu em cheio esse setor, tornando as vagas e oportunidades de trabalho para engenheiros cada vez mais escassas.

Se você está justamente inserido nessa realidade e sabe bem a necessidade de manter o currículo atualizado e atrativo, é bem possível que já esteja considerando a possibilidade de fazer um curso de especialização em engenharia. Acertamos? Ótimo!

Aí vai então uma boa notícia para você: preparamos um artigo com muitas dicas para ajudá-lo a fazer a melhor escolha para um curso de especialização em engenharia.

Elaboramos um passo a passo imbatível para que você aprenda, de vez, como escolher um curso de especialização. Confira!

Analise criticamente suas necessidades profissionais

Antes de sair por aí pesquisando mil opções de cursos e correndo pra fazer a matrícula na primeira especialização que aparecer, pare e pense um pouco.

Analise com atenção suas necessidades profissionais a curto, médio e longo prazos. A engenharia é muito ampla e os ramos de especialização são os mais diversos possíveis: saneamento, estruturas, recursos hídricos, estradas… As opções são inúmeras.

Caso você já tenha aptidão em uma área específica, considere a possibilidade de ampliar os seus conhecimentos em uma boa especialização e, quem sabe, em um futuro próximo se aprofundar ainda mais com um Doutorado.

Mas se você não estiver lá muito contente em sua atual área de atuação, por que não se lançar em uma especialização em um campo totalmente novo? Isso poderá ampliar o seu leque de conhecimentos e de opções também.

Avalie criteriosamente as possibilidades, afinal, como bom engenheiro que é, você saberá refletir criticamente sobre as opções, ponderando com equilíbrio os prós e contras, para, aí sim, tomar uma decisão equilibrada.

Busque aconselhamento com os experts

Uma dica muito útil para fazer uma escolha acertada é consultar profissionais de sucesso na área pretendida.

Você deve estar aí se perguntando: “Como eu faço isso?”. Calma, não é tão difícil assim!

Hoje em dia, com as comodidades da tecnologia, as distâncias foram diminuídas e é possível estabelecer contato com profissionais dos mais diversos recantos do país e do mundo ao simples apertar de uma tecla “enter”. Aí vão algumas dicas para conseguir estreitar esses laços:

  • faça parte de grupos de discussão de engenharia;
  • participe de congressos, simpósios e outros eventos;
  • inscreva-se em fóruns temáticos;
  • acompanhe as atividades do CREA e outras entidades de classe de seu Estado.

Essas são ótimas maneiras de ficar mais perto de profissionais de destaque e aproveitar um pouquinho da experiência (e dos conselhos) deles.

Esteja aberto a novas experiências

Existe ainda outra questão que precisa ser considerada na hora de escolher um curso de especialização: a disposição para aprender e vivenciar novas experiências.

Pode ser um conselho um tanto quanto óbvio, mas, acredite: este é um dos motivos que levam alguns profissionais a desistirem no meio do caminho.

Alguns profissionais estão arraigados demais em seu conhecimento consolidado; outros são completamente avessos a novas tecnologias; e há ainda aqueles que teimam em se fechar no seu ciclo de amigos. Enfim, os motivos para desistir são os mais diversos possíveis.

Por isso mesmo é muito importante fazer uma análise crítica antes de iniciar sua busca. Abra a sua mente para novas experiências e oportunidades.

Lembre-se de que um bom curso de especialização será uma ótima oportunidade de aumentar a sua rede de contatos, através do famoso networking, afinal você poderá ter contato com professores de diversos Estados e conhecerá profissionais de diversas áreas. Pense nisso!

Avalie as opções disponíveis

Se você conseguiu definir a área da sua especialização e já está antenado com profissionais renomados da área, chegou a hora de começar a se decidir sobre qual será, de fato, a especialização que você irá escolher.

Esse é o momento de ser ainda mais objetivo para tomar uma decisão certeira. Por isso, faça uma boa pesquisa na internet e liste os cursos de especialização que mais lhe chamaram atenção.

Feito isso, você pode fazer uma planilha no excel (moleza!) e criar um ranking para os cursos selecionados. Alguns itens que podem entrar na sua lista na hora de rankear os cursos são os seguintes:

  • localização da instituição (no caso de especializações presenciais);
  • modalidade da especialização (presencial, semipresencial ou a distância);
  • carga horária;
  • frequência das aulas;
  • duração do curso;
  • valor das mensalidades;
  • quantidade de disciplinas;
  • titulação dos professores.

Com o resultado do ranking em mãos, será bem mais fácil e simples escolher a especialização perfeita: aquela que tirar o primeiro lugar certamente será uma excelente opção para você.

Pesquise o perfil dos seus futuros professores

Agora que você já está quase certo sobre qual especialização irá escolher, não custa nada reforçar um pouquinho essa certeza, não acha?

Para isso, avalie o perfil dos professores que compõem o corpo docente do curso que você escolheu (no caso, do curso que ficou em 1° lugar no seu ranking).

Avalie o currículo deles para descobrir quem são e o que fazem. Uma boa maneira de fazer isso é dar uma olhada na plataforma de Currículo Lattes do CNPq. Esse é um excelente arquivo de currículos de docentes, no qual está cadastrada toda a vida acadêmica e profissional do seu futuro professor.

Esse trabalho investigativo será importante para você compreender como trabalham profissionais reconhecidos que já atuam na área em que você pretende se especializar.

Como você pode perceber, escolher um bom curso de especialização em engenharia não é lá uma das tarefas mais difíceis do mundo.

Com uma boa dose de atenção e um espírito investigativo é possível conhecer a fundo a área em que se pretende especializar, e assim acertar na escolha por um curso que seja, de fato, um diferencial para sua carreira.

E aí, pronto para iniciar essa odisseia investigativa e escolher a especialização dos sonhos? Então, aproveite para entrar em contato com a nossa empresa. O IBEC oferta diversos cursos em nível de pós-graduação e MBA, com uma equipe altamente especializada que ministra conteúdos direcionados ao mercado de trabalho.

 

Comentários
Post by IBEC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *