O que o mercado de trabalho de engenharia espera de você em 2019?

dez 26, 2018

IBEC

Carreira

0

O que o mercado de trabalho de engenharia espera de você em 2019?

O mercado de trabalho de engenharia foi gravemente afetado pela crise financeira e, desde 2014, apresentou um dos maiores índices de desemprego, obras interrompidas, empresas falidas ou fechadas. Somado a isso, inúmeros engenheiros se formam anualmente e o mercado encontra-se extremamente competitivo.

Diante desse cenário, para conseguir se destacar e alcançar sucesso profissional como engenheiro, é essencial desenvolver diversas qualidades como boa comunicação, capacidade de liderança, busca por melhoria contínua, entre outras.

Quer saber quais as qualidades mais prezadas atualmente no mercado de trabalho de engenharia? Então continue a leitura!

As qualidades mais relevantes no mercado de trabalho de engenharia

Os engenheiros geralmente apresentam um excelente raciocínio lógico, mas muitas vezes deixam a desejar em outros aspectos. Em um mercado extremamente competitivo, desenvolver habilidades comportamentais, sociais e profissionais em geral faz toda a diferença para quem deseja encontrar uma excelente oportunidade ou se manter em um bom emprego.

O problema para muitos profissionais é que muitas dessas habilidades não são ensinadas na escola ou na faculdade, e por isso é preciso focar em desenvolvê-las a fim de aprimorar a capacidade de se comunicar, se relacionar e consequentemente obter melhores resultados tanto no trabalho individual quanto ao gerir ou fazer parte de equipes.

Boa comunicação

Os serviços desempenhados por um engenheiro envolvem grandes responsabilidades, diversos setores e disciplinas de projeto. A boa comunicação é essencial em qualquer etapa, tanto para compreender a necessidade e o desejo do cliente quanto para comunicar à equipe o que deve ser feito e para contratar profissionais que atuarão em conjunto.

É comum presenciar muitos erros e retrabalho que são consequentes da comunicação falha ou ausente. Além desses erros presenciados no dia a dia de trabalho, muitos conflitos e problemas são resultantes de uma comunicação ineficaz. Portanto, desenvolver a capacidade de expor as ideias e opiniões assim como de entender o outro é essencial quando se deseja obter sucesso profissional.

Busca constante por aprendizado

A faculdade de engenharia não tem como objetivo ensinar todas as realidades e situações de trabalho. O objetivo principal é ensinar o engenheiro a pensar e a resolver problemas. Por isso a grade curricular é composta pelas matérias de cálculo, lógica e demais conceitos básicos de engenharia. Por meio deles, o profissional será capaz de encontrar um ponto de partida para as situações vivenciadas em seu dia a dia.

Entretanto, nas atividades cotidianas de um engenheiro, o profissional precisará entender um pouco sobre administração, direito, projetos em geral, execução, orçamento, planejamento, vendas, compras, logística, gestão de pessoas, economia, segurança, entre outros. Por exemplo, em uma obra é necessário realizar orçamentos, compras, contratos, contratações, planejar a execução, ler projetos, conhecer as normas de segurança, gerir pessoas etc.

Saber outras línguas

Essa é uma habilidade demandada por praticamente todas as empresas, principalmente multinacionais e grandes organizações. Se um profissional deseja ocupar cargos de chefia, gerência ou até mesmo poder realizar viagens internacionais, é essencial saber se comunicar em outras línguas.

Além disso, muitos manuais e programas utilizados por engenheiros são elaborados em outras línguas — principalmente o inglês. Quando não se obtém opções em português, entender outro idioma facilita e agiliza o serviço e a obtenção de informações importantes e relevantes.

Trabalhar bem em equipe

Nenhum engenheiro trabalha sozinho. Seja ele projetista, microempreendedor individual, consultor, perito ou executor de obra. Seja qual for o serviço, sempre haverá dependência de um cliente ou de outros profissionais. Por isso é importante saber trabalhar bem com as pessoas, trocando informações quando necessário, sendo cortês, se comunicando eficientemente, sabendo ajudar e receber ajuda quando necessário.

O bom engenheiro sabe que um bom relacionamento é necessário para o sucesso de um serviço ou produto, pois isso possibilita maior aprendizado, aprimoramento e crescimento como pessoa e profissional.

Capacidade de liderança

Frequentemente, o engenheiro precisa gerir pessoas, tempo e demais recursos. Para fazer isso de maneira eficiente, a capacidade de liderança é essencial, principalmente no que diz respeito aos recursos humanos.

As pessoas trabalham por motivação — seja ela o salário, o prazer no serviço, o aprendizado que o trabalho realizado proporciona ou o ambiente. Um bom líder é aquele que consegue encontrar o motivo de ação de cada pessoa da equipe, incentivando-as a oferecer o seu melhor.

Essa é uma característica imprescindível, principalmente para engenheiros que atuam como coordenadores, gestores de equipes e/ou de obras. Como todo projeto tem recursos limitados, seja pelo tempo ou pelo custo, a produtividade e a qualidade são fatores essenciais em serviços e produtos de engenharia, pois afetam diretamente o tempo e o custo de um projeto ou empreendimento.

Inteligência emocional

Essa é uma das principais qualidades para um profissional e, sem ela, geralmente todas as habilidades citadas acima são afetadas, reduzidas e até impedidas em alguns casos. A inteligência emocional possibilita resolver desafios e enfrentar problemas de forma totalmente diferente e eficiente.

Como “resolver problemas” é a função principal de todo engenheiro, a inteligência emocional permite que esse profissional enxergue as situações adversas como desafios a serem superados e foque em procurar soluções — em vez de se ater aos aspectos negativos e dificuldades.

Além disso, a inteligência emocional é essencial para resolver conflitos, ter uma boa capacidade de comunicação e interfere diretamente na habilidade de trabalhar em equipe e de saber gerir — tanto o tempo quanto as finanças e as pessoas.

Capacidade de planejamento

Qualquer tarefa a ser desempenhada com sucesso e eficiência por um engenheiro demanda planejamento e essa não é uma habilidade simples. A ausência de planejamento é um dos principais motivos de deficit financeiro em obras e empresas em geral, assim como de atrasos.

Planejar envolve tanto a maneira apropriada de utilizar os recursos quanto o modo de utilizar o tempo e como resolver as situações cotidianas. Por isso, os profissionais que desenvolvem essa habilidade se destacam.

A importância de buscar melhorias e se qualificar profissionalmente

Por mais que um profissional com todas essas habilidades e atitudes seja diferenciado e capaz de resolver muitas situações, a necessidade de conhecimento técnico não é descartada e nem deve ficar em segundo plano. O dia a dia de um profissional da engenharia demanda a busca contínua por melhoria em todos os tipos de conhecimento — pessoal e profissional.

Essa busca constante por conhecimento possibilitará o desenvolvimento das habilidades citadas e também o aprimoramento das atividades profissionais. Portanto, além de desenvolver os aspectos interpessoais, não deixe de obter conhecimento técnico por meio de cursos de capacitação e pós-graduação, assim você estará preparado para as diversas oportunidades, obtendo sucesso no mercado de trabalho de engenharia.

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas sejam ajudadas por ele!

Comentários
Post by IBEC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *