Como cursos de curta duração podem atualizar você para o mercado?

out 03, 2018

IBEC

Carreira

0

Como cursos de curta duração podem atualizar você para o mercado?

Cursos de curta duração são uma excelente opção para o profissional que deseja entrar para o mercado de trabalho ou se atualizar. Com isso, ele adquire um diferencial e vê suas probabilidades de encontrar uma oportunidade aumentarem. Além do mais, torna-se possível almejar melhores cargos na empresa e salários mais elevados, tudo isso com um bom custo-benefício e de forma rápida.

Com o intuito de esclarecer melhor essa questão, preparamos este post sobre o assunto. Iniciaremos mostrando as diferenças entre cursos de longa e de curta duração e qual modalidade pode ser a mais indicada para você. Posteriormente, falaremos sobre as vantagens dos cursos de curta duração.

Por fim, abordaremos os principais cursos disponíveis no Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC), que configuram uma excelente opção para você se firmar de vez no mercado de trabalho. Acompanhe!

Veja as diferenças entre cursos de longa e de curta duração

Antes de optar entre curso de longa e de curta duração, é importante conhecer a diferença entre ambos. Os cursos de longa duração são mais tradicionais e conhecidos. Também contam com um maior número de disciplinas em suas grades curriculares.

No geral, eles têm a finalidade de oferecer ao profissional maior empregabilidade, perspectiva de inserção no mercado e promessa de estabilidade financeira. Além disso, são excelentes para um custo-benefício de médio e longo prazo.

Já os cursos de curta duração têm como característica um material voltado mais para a prática profissional, com um conteúdo enxuto e direcionado ao ramo de atuação em que o profissional deseja exercer seu trabalho. Entre os cursos que se encaixam nessa categoria, temos os de extensão e os de especialização.

Saiba qual modalidade de curso escolher

Antes de iniciar sua procura, é importante que você tome a decisão de qual modalidade de curso fazer. Cursos de longa duração, por exemplo, podem ser ideais para jovens. Por outro lado, para profissionais já atuantes, jovens ou não, os cursos de curta duração podem ser mais indicados, pois eles dão um retorno mais efetivo e ainda contêm conteúdos mais técnicos e específicos para a área na qual o profissional já atua ou deseja atuar.

Conheça as vantagens dos cursos de curta duração

Possibilidade de rápida inclusão no mercado

Com os cursos de curta duração, você tem a possibilidade de uma rápida inclusão no mercado de trabalho. Isso porque eles apresentam boa aceitação por parte das empresas e sua duração é curta, o que faz com que o retorno do valor investido seja quase que imediato.

Diferencial competitivo no currículo

Um dos maiores diferenciais que um profissional pode apresentar são as suas habilidades. Uma das formas do empregador verificar esses diferenciais é por meio da análise do currículo, quando ele pode analisar os cursos feitos. Nesse sentido, é importante que os cursos sejam desenvolvidos por instituições reconhecidas e que você sempre mantenha os certificados de conclusão, atestando que realmente os concluiu.

Custo de longo prazo reduzido

Uma das maiores desvantagens dos cursos de longa duração é o custo no longo prazo. Com os cursos de curta duração, essa realidade se inverte. O investimento dura somente alguns meses ou semanas, dependendo do tipo de curso. Por outro lado, os benefícios são de curto prazo, uma vez que podem ser colhidos já a partir do seu término.

Possibilidade de obter certificação

Como já falamos, além de poder colocar o curso no currículo, é aconselhável manter os certificados com você, pois eles são importantes para possíveis verificações do empregador, que pode querer averiguar a veracidade dos fatos. Para isso, organize uma pasta com os certificados e a mantenha guardada em local seguro.

Confira alguns cursos de curta duração que você pode fazer para dar uma incrementada no seu currículo

Agora que você já sabe quais são as modalidades de cursos existentes e as vantagens dos cursos de capacitação, falaremos sobre as principais opções do IBEC.

Administração e Planejamento no Gerenciamento de Obras

O curso tem o objetivo de conduzir os participantes da área de construção civil (Engenharia, Arquitetura, entre outras) pela experiência em administrar, planejar e gerenciar obras. Ele também transmite conhecimentos para obtenção de controle financeiro sobre o projeto.

O curso de curta duração Administração e Planejamento no Gerenciamento de Obras do IBEC é direcionado a alunos e profissionais que desejam aprimorar seus conhecimentos e habilidades em administração de obras, garantindo, com isso, que elas sejam executadas dentro do prazo e respeitando diretrizes orçamentárias preestabelecidas.

Extension Manager em Gestão de Obras

O Extension Manager em Gestão de Obras do IBEC capacita o profissional a receber um bom planejamento de obras. Ele disponibiliza o Microsoft Project para o controle do empreendimento e orienta quanto a equipes de trabalho, prazos estabelecidos e custos, buscando sempre a qualidade do serviço.

Tem como objetivo transmitir e aperfeiçoar práticas adotadas pelo mercado de trabalho na área de gestão. Para isso, utiliza critérios de qualidade para a gestão de um empreendimento em construção. Dentre as habilidades desenvolvidas a partir do curso, destacam-se:

  • planejar e controlar aspectos físicos e financeiros;
  • administrar alocação de recursos e medir desempenhos;
  • gerir e criar relatórios para análise de desempenho.

Administração Contratual de Empreendimentos

O curso de capacitação em Administração Contratual de Empreendimentos do IBEC tem como objetivo garantir a boa gestão da obra com cumprimento de prazos e cronogramas, dado que uma boa construção não depende exclusivamente de um bom projeto, mas também de uma boa execução e de acompanhamento da obra.

Dessa forma, o curso aprimora habilidades do profissional no que diz respeito à gestão e à administração de contratos, garantindo que a obra não sofra com atrasos que podem tanto prejudicar a qualidade da construção como impactar no lucro do empreendimento.

Assim sendo, os cursos de curta duração são uma excelente opção para se atualizar no mercado de trabalho. Vale ressaltar que é extremamente importante que você opte por instituições com boa reputação.

O IBEC, por exemplo, disponibiliza vários cursos dessa modalidade e conta com 40 anos de experiência na preparação de profissionais para o mercado de trabalho, além de contar com um excelente corpo docente e cursos de pós-graduação e MBA!

Agora que você já sabe como os cursos de curta duração podem atualizar você para o mercado de trabalho, assine nossa newsletter e receba mais informações relevantes diretamente em seu e-mail!

Comentários
Post by IBEC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *