8 aplicativos para engenheiro que você precisa conhecer

set 26, 2018

IBEC

Dicas, Engenharia

0

8 aplicativos para engenheiro que você precisa conhecer

Vivemos na era da tecnologia. Cada vez mais ela se torna rotineira em nossos dias, apresentando boas alternativas de trabalho para todos que a utilizam com sabedoria. E na engenharia isso não é diferente!

Constantemente têm surgido softwares inovadores e potentes para auxiliar nas mais diversas tarefas do engenheiro, seja no cálculo estrutural, seja na análise de viabilidade e compatibilidade ou mesmo para ajudar na gestão de obras.

Com a popularização dos smartphones, os aplicativos para engenheiro também se tornaram uma febre. Mas, quais são os melhores aplicativos existentes atualmente e como eles podem auxiliar o profissional de engenharia?

Para elucidar essa questão, a seguir explicaremos sobre a importância desses apps para a rotina do estudante ou profissional engenheiro, e mostraremos também oito boas opções para o seu dia a dia. Acompanhe!

Compreenda por que você deve ter aplicativos para engenheiro no seu celular

A vida moderna é bastante dinâmica e, por causa disso, é preciso dispor de instrumentos para executar tarefas e tirar dúvidas a todo o instante. O notebook ainda continua sendo um dos instrumentos mais importantes para um engenheiro, pois ele consegue suportar programas mais “pesados”, que proporcionam uma análise completa sobre um projeto.

Entretanto, nem sempre há tempo para abrir um notebook durante uma reunião, sendo ela realizada em um canteiro de obras ou em um escritório. Nessas ocasiões, um simples aplicativo para celular pode resolver todo o problema, dando a você maior comodidade, além de garantir a confiança de clientes e outros profissionais.

Essas consultas devem ser feitas para tirar dúvidas rápidas, como medidas de paredes, portas ou esquadrias, e fazer rápidos cálculos, como os custos de obras e materiais.

Confira 8 aplicativos para engenheiro e estudantes de engenharia

Agora que você já sabe a importância dos aplicativos para a rotina profissional, elencamos neste tópico as oito principais opções mais úteis para os engenheiros. Elas vão desde calculadoras especializadas para a área de engenharia até programas de leitura de plantas. Confira!

1. Graphing Calculator

Este aplicativo é bastante útil para realizar cálculos rápidos, como a conversão de unidades. Além disso, é possível desenhar gráficos e contas com uma calculadora científica dentro do próprio programa. E o melhor de tudo é que ele é simples e fácil de usar, pois é bastante intuitivo!

2. Evernote

O Evernote é essencial não só para engenheiro, mas para todos os profissionais e estudantes que desejam organizar seus estudos e trabalhos. Com ele, é possível fazer anotações escritas ou notas de voz. Assim, você pode criar uma série de lembretes ao longo do dia e garantir que nada será esquecido!

3. iEnginner

Este aplicativo conta com a proposta de facilitar o acesso ao tamanho de parafusos e porcas, entre outras ferramentas similares. Com ele, você fica precavido, já que essas informações nem sempre estão disponíveis in loco!

4. Autocad mobile

O Autocad mobile tem como principal objetivo abrir plantas e desenhos no formato dwg, diretamente do seu celular. Desse modo, você consegue verificar uma série de questões na planta, como o tamanho de portas e esquadrias, comprimento de paredes, níveis, entre outros.

5. Autodesk ForceEffect

Este aplicativo é útil tanto para ser utilizado em sala de aula quanto para ser usado por profissionais em seus respectivos ambientes de trabalho. Isso porque ele apresenta alguns diferenciais interessantes, como a possibilidade de desenhar estruturas à mão livre. Além disso, ele também auxilia nos estudos da teoria das estruturas, isostática e mecânica dos fluídos.

6. Phy — Physics formulas and calculator

Estudantes de engenharia e profissionais necessitam resolver cálculos e equações complexas a todo o momento e, por isso, precisam ter sempre em mãos uma calculadora. Em vista disso, além das outras opções que apresentamos neste post, há o aplicativo Phy, que tem a função de calculadora científica, e conta com mais de 120 fórmulas salvas!

7. Engineering Dictionary

Todas as profissões apresentam uma linguagem própria, e não é diferente na engenharia, certo? Contudo, nem sempre você saberá o significado de todas as expressões utilizadas na área, sendo necessário realizar uma consulta para compreendê-las, e até mesmo para evitar constrangimentos.

O Engineering Dictionary disponibiliza o significado de mais de cinco mil termos de engenharia, e é uma ótima alternativa!

8. Engineering libraries

Este aplicativo é totalmente gratuito e fácil de utilizar. Ele serve para auxiliar profissionais e estudantes de engenharia com informações sobre os mais diversos materiais de construção civil, como estruturas de aço, madeira, concreto, solo, entre outros.

Saiba qual aplicativo escolher para a sua equipe e empresa

O ideal é que você conte com o maior número possível de aplicativos em seu celular, já que cada um conta com funções diferentes. Porém, sabemos que, devido às limitações técnicas e de memória dos smartphones, isso pode ser complicado. Dessa forma, o melhor a fazer é elencar uma lista de prioridades para instalação de alguns deles em seu celular.

Para isso, comece a analisar os aplicativos de calculadora, leitura de planta, e alguns de gestão. Caso seja estudante, os apps de livraria virtual também devem ser considerados. É importante que você faça as escolhas acompanhando também o seu papel na empresa, caso já esteja atuando no mercado de trabalho. Por exemplo, se você trabalha na área de gerenciamento de obras, priorize aplicativos que auxiliem na gestão de obras e de custos.

Por fim, vale ressaltar que, além dos aplicativos, é importante que o bom profissional sempre mantenha as suas leituras em dia, assista filmes e séries com temáticas envolvendo a área profissional e fique atento quanto ao uso de novas tecnologias do setor, como a inteligência artificial.

Os aplicativos para engenheiro são um excelente instrumento para o profissional da atualidade, pois são eficientes e práticos, ajudando a otimizar o tempo! Atualmente, há muitas opções, e boa parte delas podem ser úteis para você em algum momento da sua carreira — engenheiros formados, estudantes e até mesmo aqueles que estejam estagiando ou se preparando para estagiar.

Agora que você conhece oito aplicativos para engenheiros, que tal seguir nossas redes sociais para receber mais conteúdos como este? Estamos no Facebook e no Linkedin!

Comentários
Post by IBEC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *