6 atitudes que você precisa ter para ser promovido

maio 16, 2018

IBEC

Carreira, Dicas

0

6 atitudes que você precisa ter para ser promovido

Como ser promovido dentro de uma empresa é uma pergunta feita pela maioria esmagadora de seus colaboradores. Ter uma atuação de destaque é um desafio constante para todos aqueles que estão empenhados em seguir com o plano de carreira.

Porém, dificuldades podem aparecer em vários aspectos. Se por um lado existe a concorrência externa e interna que precisa ser enfrentada, de outro é preciso saber lidar com as próprias características e conhecer as ferramentas que podem ser utilizadas para ter destaque dentro de uma empresa.

Pensando nisso, preparamos este artigo. Você vai conhecer seis dicas que vão mostrar como se desenvolver e ser promovido em uma organização. Acompanhe!

1. Pensar como o dono para ser promovido

Atuar com o mesmo pensamento do gestor, presidente ou proprietário, exerce influência direta no comprometimento com a empresa como um todo.

É importante que esteja claro desde o início que ter atitudes de dono não significa mandar na empresa, mas manter uma constante busca por ferramentas que gerem novas receitas, diminua custos e otimize a forma de trabalho como um todo.

Uma maneira inteligente de aprender a pensar como um empresário é frequentar cursos de MBA e pós-graduação. Além de receber diretores e gestores como alunos, muitos oferecem aulas e palestras com profissionais experientes. Ou seja, você sai da especialização com um certificado e muitos exemplos de sucesso a serem seguidos.

2. Aumentar a produtividade

Não dá para falar em promoção sem destacar a questão da produtividade. Ao fazer uma contratação, o mínimo esperado pela empresa é que o contratado realize as tarefas com qualidade e no tempo ideal.

Aumentar esse índice também inclui a quantidade de tarefas. Veja como você pode desenvolver esse aspecto sem deixar cair o nível do seu trabalho:

  • faça uma reflexão sobre seu desempenho e tente encontrar onde estão as falhas;
  • mantenha um espaço laboral limpo e organizado;
  • inspire-se por meio de livros e filmes;
  • planeje sua rotina semanal e trace objetivos diários;
  • descanse;
  • conheça seus limites e não sobrecarregue seu dia com mais atividades do que consegue realizar;
  • procure saber sobre a opinião dos clientes a respeito dos serviços prestados.

Quando se tem uma rotina organizada, as chances de finalizar os trabalhos antes do previsto são grandes. Sendo assim, você pode aproveitar o tempo que sobrou para ajudar os colegas do seu setor e de outros departamentos a finalizarem seus projetos e se dedicar a acompanhar e aprender mais com seus superiores.

Com certeza os gestores vão gostar de saber que, além de um funcionário produtivo e organizado, podem contar com um perfil prestativo e interessado nas atividades da empresa.

3. Buscar atualização profissional

Não ha como ser promovido sem atualizar os conhecimentos e adquirir novas competências ao longo dos anos.

Esses fatores, aliados à experiência prática, podem resultar em um salário satisfatório. Segundo a tabela de honorários do Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC), um profissional com 5 a 10 anos de formado pode ganhar até R$16.800,00.

A qualificação compõe os degraus na escalada rumo ao cargo desejado. Existem várias funções a serem exercidas dentro de uma só profissão e em uma empresa, e cada uma delas requer algumas habilidades específicas que podem ser facilmente desenvolvidas em cursos como um MBA.

Se você está em dúvida sobre o que escolher, tente fazer uma triagem do que as instituições oferecem, por ordem de urgência. Como não há limites para a quantidade de certificados e especializações, reflita por onde começar.

Uma sugestão é ver a grade de cada curso, o que oferece e o que promete desenvolver. Descobrir o que seus chefes estudaram ou desejam nos cargos de gestão também é válido para acertar na qualificação.

4. Buscar por feedbacks sinceros

A humildade é outro ponto que merece destaque quando o assunto se refere às maneiras de ser promovido. Reconhecer os próprios erros faz parte do crescimento de todo profissional. Por isso, esteja sempre atento aos feedbacks recebidos ou procure uma devolutiva sobre o seu trabalho caso essa prática não faça parte da rotina do seu chefe.

Da mesma forma, saber como receber os elogios e potencializar os bons resultados apontados também é de extrema relevância na busca por um lugar de destaque: elogios não são feitos para que o trabalhador fique confortável na posição em que se encontra, mas para que sirva de combustível na jornada por um melhor desempenho no trabalho.

Quando você promove a união da crítica com o elogio, o resultado não pode ser outro além da evolução.

5. Cultivar bons relacionamentos

A arte de se relacionar é quesito obrigatório para quem deseja crescer profissionalmente. Cultive boas relações não apenas com quem está acima. O networking é fundamental para quem almeja bons cargos, principalmente os que envolvem liderança de equipes.

Lembre-se sempre de que todos os profissionais têm algo para acrescentar e esteja disposto a aprender.

6. Ajustar-se à cultura da empresa

Conhecer a missão e os valores da empresa é fundamental para manter uma postura adequada dentro dela. Estar alinhado à cultura da organização é determinante para a satisfação com o ambiente de trabalho, o que impacta diretamente a produtividade.

Entretanto, os gestores responsáveis por indicar os profissionais que serão promovidos não estão de olho apenas no quanto um colaborador pode produzir. A questão da identificação do profissional com a companhia também é levada em consideração na hora de elevar o cargo do funcionário.

Ter conhecimento sobre como ser promovido também é uma questão de atitude e planejamento. Dirija-se até o RH da sua empresa e fique por dentro do plano de carreira, investigue as últimas promoções da companhia e exponha a sua intenção em crescer para o seu chefe. Todos os envolvidos nesse processo vão gostar de saber que você se identifica com a empresa e deseja crescer com ela.

O IBEC é uma instituição voltada para cursos de capacitação, MBA e pós-graduação na área de engenharia de custos, gestão de projetos, obras e demais cursos que estão nesse mesmo ambiente de engenharia e gestão.

Entre em contato conosco e comece a cursar o MBA perfeito para a sua carreira agora mesmo! Afinal, aprendizado e atualização profissional fazem toda a diferença em uma promoção!

Comentários
Post by IBEC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *